O bloguefólio é desenvolvido no âmbito da unidade curricular Técnicas de Animação de Grupo, orientada pelo Master Carlos Jorge Correia. É uma atividade desenvolvida na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, do curso de Educação Socioprofissional.

O blogue tem como objectivos partilhar informações, sendo este, uma ferramenta que facilita a comunicação, onde abordamos impressões ligadas à àrea da educação, como acontecimentos e informações sobre seminários. Para além disto o blogue facilita a interação entre as pessoas que partinham os mesmos interesses.



Comunicação Interpessoal

Conceito Etimológico

A raiz etimológica da palavra comunicação é a palavra latina communicatione, que, por sua vez, deriva da palavra commune, ou seja, comum. Communicatione significa, em latim, participar, pôr em comum ou acção comum.
Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.
Para Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de se passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra.
Marques de Melo (idem, p.31) considera a existencia de diversos conceitos: o científico, o filosófico e o estrutural. autor resume a comunicação enunciando: “Comunicação é o processo de transmissão e recuperação de informações”.
Portanto comunicação é a troca de informações entre duas ou mais pessoas que participam num processo de interação,as informações são trocadas com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento que por sua vez reagem a partir das suas crenças,valorese história de vida.
Para se estabelecer comunicação, tem de ocorrer um conjunto de de elementos, um emissor que produz e emite uma determinada mensagem, dirigida a um receptor. Mas para que a comunicação se processe entre estes dois elementos, deve a mensagem ser realmente recebida e descodificada pelo recetor, por isso é necessário que ambos estejam dentro do mesmo contexto devem utilizar um mesmo código(conjunto de sinais e regras que tem uma determinada valorização na sociedade) e estabelecerem um efectivo contato através de um canal de comunicação.
Se qualquer um destes elementos ou fatores falhar, ocorre uma situação de ruído na comunicação, entendido como todo o fenómeno que perturba de alguma forma a transmissão da mensagem e a sua perfeita recepção ou descodificação por parte do receptor. Feedback corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor.
Contudo a comunicação pode ser bloqueada por fatores fisicos semânticos(diz respeito ao signiicado das palavras, palavras inadequadas ineterpretações aleatórias) ou psicológicos (ex perconceitos religiosos) Segundo Gil (1994, p.34), entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, visual, escrita etc.
Na comunicação interpessoal a forma de comunicar pode ser verbal ou não verbal. Esta comunicação exige que a pessoa esteja no mesmo local(face a face)pois a comunicação de uma pessoa tem que ser uma consequência direta da outra em que o emissor envia a mensagem ao recetor mas neste percurso existem barreiras que podem ser de origem semântica física percetivas ou culturais
Os estimulos físicos incluem os gestos a expressão facial e as posições corporais.Os estímulos verbais dizem respeito ao vocabulário utizado à organização do discurso.
A comunicação verbal é a mais usada, principalmente nas relações interpessoais “Comunicação é o intercâmbio verbal do pensamento ou ideia” (Jonh B.Hoben,1954). A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não verbal. Neste caso, o código utilizado é a simbologia. A linguagem não verbal cinésica ( com movimentos corporais,contacto visual,expressões faciais,postura.) A proxemica está relacionada com a cultura e o ambiente, e a paralinguagem com o tom de voz. Até quando estamos em silêncio comunicamos pois é impossivel não comunicar.
A comunicação não verbal completa-se com a comunicação verbal.,sem comunicação não havia evolução da humanidade dá mais enfâsº.z,,kjcjjue ajudacinésicam o ser humano a comunicar. Segundo Herreros (1995) a interação interpessoal está associada aos contextos de pequeno grupo ,organizacional e de massa,por esse motivo o autor achava um erro separá-las ,pois estavam dispostas de uma forma hierárquica. Entender estas relações,são importantes para a compreensão das teorias da comunicação interpessoal.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://olhares-inquietos.blogspot.pt/2012/02/conceito-de-comunicacao-david-k-berlo.html CARVALHO, A. V.; SERAFIM, O.C. G. Administracção de recursos humanos. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1995. http://www.ceismael.com.br/oratoria/comunicacao-interpessoal.htm Windows http://www.infoescola.com/comunicacao/interpessoal/